29 de agosto de 2019

Segundo trimestre de gravidez

segundo trimestre

Os enjoos matinais passaram, a barriguinha dá sinais de que está crescendo e o sexo do bebê pode ser descoberto: essas são algumas características de quem chega ao segundo trimestre da gestação, entre 14 e 27 semanas. Para algumas futuras mamães, essa é a fase mais agradável e confortável.

Nesse período, o bebê cresce e chega ao tamanho de uma couve-flor, ele começa a praticar a sucção e o movimento de engolir, os olhinhos e as orelhas tomam suas posições normais. Entre os momentos emocionantes é que você poderá sentir pela primeira vez que ele se movimenta.

Desafios do segundo trimestre

Falta de ar, tontura, dores nas costas, pressão alta, constipação, hemorroidas e insônia podem ser alguns incômodos nessa etapa da gravidez. Mas calma, são situações que grande parte das gestantes vivenciam e algumas medidas podem auxiliar a reduzir esses sintomas.

No caso da constipação, ela é causada em função da mudança nos hormônios, provocando a diminuição da atividade no trato gastrointestinal e o intestino grosso fica comprimido. Portanto, pequenas mudanças na dieta podem ajudar aliado a atividades físicas. As hemorroidas tendem a piorar conforme o bebê cresce, sendo assim, evite ficar de pé por períodos longos e tente um banho morno para ajudar a aliviar a dor.

Exames

No segundo trimestre da gestação é preciso colocar alguns exames em dia, entre eles na 16ª semana o de Amniocentese, ou seja, a coleta de líquido amniótico para avaliação do cariótipo ou infecções fetais. Há entre a 18ª e a 24ª semana o exame Morfológico detectará deficiências estruturais e marcadores de cromossomopatias no feto, que consegue diagnosticar 85% das malformações fetais. O Doppler faz o rastreio das pacientes de maior risco para desenvolvimento de pré-eclâmpsia ou de fetos muito pequenos no decorrer da gestação. A partir da 20ª semana, indica-se o Ecocardiograma fetal, que permite o diagnóstico precoce de malformação cardíaca. Entre a 26ª e a 30ª semana pode ser agendado o exame Obstétrico 3D/4D, em que são geradas imagens do feto em três ou quatro dimensões e em tempo real.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.