2 de junho de 2017

A estomatite e a desidratação

Estomatite são aftas que tomam conta da boca, em geral provocadas pelo herpesvírus. É uma doença muito contagiosa e bastante comum. Os principais sintomas são inchaço na gengiva, febre alta, salivação abundante, indisposição. As crianças não se sentem bem e param de comer imediatamente. Embora, em sua maioria, sejam infecções benignas, costumam ser grave por causa do risco de desidratação, pois as crianças ficam dias sem ingerir absolutamente nada.

 

Sintomas da desidratação

O primeiro sinal é a letargia. A criança fica apática, não se mexe muito nem reage aos estímulos. Existem outros sinais objetivos: olhos encovados, saliva espessa, diurese comprometida e a criança para de babar. Muitas vezes, pode ficar com a mesma fralda por seis, oito horas, porque deixa de fazer xixi. Nos lactentes, há um rebaixamento da fontanela (moleira).

 

Quanto tempo a criança consegue ficar sem beber água nenhuma sem desidratar?

Criança de um ano que ficar sem beber líquido de espécie alguma em 12 horas estará desidratada. Quanto menor a criança, mais grave o quadro. Um recém-nascido ou um bebê com menos de 5kg, por exemplo, desidrata em 4 horas. Desidratam porque quanto menor o bebê, menor a fração de água no corpo e maior a necessidade de líquidos.

 

Como a hidratação pode ser feita em casa?

A terapia de hidratação oral com soro caseiro é simples: em um litro de água, dilui-se uma colherinha de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar. A água de coco é outro recurso importante para a reidratação porque é um soro fisiológico eficaz e de preço accessível.

 

Tags:


6 Comentários

  • Fernando24 de dezembro de 2017

    Pode dar soro em criança com estomatite ? Minha pequena está com a boca cheia de feridas e com sinais de desidratação, queria dar o soro caseiro da farmácia.

    • Diários da Mamãe9 de janeiro de 2018

      Oi Fernando, bom dia! tudo bem? Você pode utilizar a técnica que deixamos no post, é importante sempre também levar ao pediatra para saber a opinião da mesma! Assim acertará em cheio o problema! 😉

  • Juliana Martins20 de outubro de 2018

    A desidratação é muito séria mesmo, vi aqui nesse post também dicas importatntes sobre o assunto.
    https://segsauderj.com.br/como-saber-se-o-seu-bebe-esta-desidratado/

  • Bruna8 de março de 2019

    Minha filha deu estomatite está melhorando agora de pouco em pouco ela está comendo, mais não quer beber água comprei água de coco pra vê se ela bebe ela não bebe. Ela tem 1,6 não sei mais o que fazer pra ela bebe água. Tô dando suco no lugar mais é aquela luta tbm.

  • Sacha Melo20 de abril de 2019

    Muito bom este tipo de contéudo.Fico horas e horas lendo este tipo de assunto.

    Vou compartilhar com meus amigos!

    Obrigado!

  • Barbara rocha3 de julho de 2019

    Minha filha ta com 2 anos e 5 meses,começou com uma febre alta e no dia seguinte vir que tava saindo o dente que é chamado queixal …e vir algumas feridas na língua , e espalhou pela boca ,na bocheca e garganta e a gengiva sangrando..mais o pior é que tem 4 dias que ela não come nada,nem o leite quer .só bebê água .tou preocupada e nervosa .já levei no médico tomou soro e várias injeções.e até agora não resolveu nada.mim ajudem por favor


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.