1 de novembro de 2019

Confira 7 sintomas e sinais de autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem como característica o déficit de comunicação, socialização e comportamento, ou seja, três importantes áreas do desenvolvimento. Ainda existe uma série de perguntas sem respostas a respeito do autismo, mas estudos recentes demonstram que fatores genéticos são os mais importantes na determinação de suas causas, chegando a mais de 97%, seguido por fatores hereditários (81%) e em menor proporção por alguns fatores ambientais (menos de 3%).

 

  • Entre os sintomas estão:

– Desatenção
– Insônia
– Irritabilidade
– Agitação
– Impulsividade
– Autoagressividade
– Hiperatividade

Autismo

 

Os sintomas podem surgir antes mesmo do primeiro ano de idade, em casos mais graves, porém, o mais comum é a manifestação a partir de um ano e meio. O imediato início do tratamento, mesmo que ainda sem diagnóstico concluído, possibilitará uma melhor qualidade de vida. O tratamento para autismo é personalizado e interdisciplinar, o que exige o envolvimento de profissionais da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, conforme a necessidade de cada autista. Na escola, um olhar especial com atendimento especializado auxilia no aprendizado e na socialização.

Há muitos subtipos de autismo que se manifestam de maneira única em cada pessoa, visto que existem diversos níveis de comprometimento, entre elas pessoas com outras doenças e condições associadas, como deficiência intelectual e epilepsia, e até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

 

Confira informações no Blog da Saúde do Ministério da Saúde

 

As crianças com autismo demonstram alguns sinais no cotidiano e que podem ser observados pelos pais. Veja abaixo:
– Não atender quando chamado pelo nome;
– Não manter contato visual por mais de 2 segundos;
– Ficar preso a rotinas;
– Buscar o isolamento;
– Brincar com brinquedos de forma fora do convencional;
– Realizar movimentos repetitivos sem função aparente;
– Repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem a devida função;
– Não imitar.

 

Curiosidades:

No Brasil, a “Lei Berenice Piana” — Lei 12.764, de 2012, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, regulamentada pelo Decreto 8.368, de 2014 — garante os direitos dos autistas e os equipara às pessoas com deficiência.

O termo “Transtorno do Espectro do Autismo” passou a ser usado a partir de 2013, na nova versão do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, publicação oficial da Associação Americana de Psiquiatria e atualizado em junho de 2018, também sob o nome de TEA.

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou todo 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Aproximadamente um terço das pessoas com autismo permanecem não-verbais (não desenvolvem a fala) — conforme estudos de 2005 e 2012.

Estima-se que um terço das pessoas com autismo tem algum nível de deficiência intelectual.

A ONU, através da Organização Mundial da Saúde (OMS), considera a estimativa de que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo, a maioria sem diagnóstico ainda.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.