6 de julho de 2019

Férias de inverno: o que fazer com as crianças?

Enquanto que para algumas famílias as férias escolares de inverno são motivo de boas experiências e de descanso, para outras é um dilema, pois os pais precisam trabalhar e é preciso encontrar alternativas.

Sem dúvida, o principal desafio nesse período é manter os estudantes distantes de celulares e videogames por meio de atividades diferenciadas. Há um número cada vez maior de recursos, como colônias de férias, espaços lúdicos, contação de histórias, peças de teatro, atividade ao ar livre, mas é preciso de planejamento tanto de tempo quanto financeiro para proporcionar boas experiências.

férias de inverno

Além de buscar uma pessoa para ficar com os pequenos em casa, ou em um ambiente que ofereça atividades em meio turno ou integral, o importante é um ambiente seguro e motivada a realizar atividades diversificadas.

Como se organizar para as férias

Antecedência: marcar as férias de acordo com o objetivo pretendido é fundamental. Por exemplo, os pais podem intercalar suas férias, caso não haja possibilidade de ambos tirarem a folga juntos.

Planejamento: é importante ouvir o desejo da criança por menor que ela seja. Saber se prefere ficar em casa ou em um ambiente com mais estudantes e o tipo de atividade que agrada. Essas medidas facilitarão a rotina temporária.

Finanças: se não for possível que a criança fique com a própria família, é preciso levar em conta os custos de contratar um profissional ou estabelecimento. Os valores podem variar bastante conforme o local.

Colônias de férias: são ambientes em que a criança pode ficar um período ou o dia inteiro realizando diferentes ações. É importante escolher um local espaçoso, agradável, seguro, de preferência com brincadeiras variadas, com opções educativas para os pequenos.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.