20 de outubro de 2019

O uso da tecnologia requer limites

Estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic.br) verificou que das 29,7 milhões de crianças entre 9 e 17 anos no Brasil, 23,7 milhões utilizam a internet de forma assídua enquanto que 83% deles têm o celular como principal dispositivo.

O acesso cada vez mais cedo ao mundo digital tem influenciando diretamente no comportamento e relacionamento das famílias. Não há dúvidas de que a internet tem facilitado no cotidiano, mas seu uso descontrolado pode gerar danos à saúde, como é o caso de crianças sedentárias e obesas, assim como a falta de sono que tem influenciado no desempenho dos estudos.

internet

Celulares e tablets não são babás

Ao contrário do que muito pais praticam, que é o uso da tecnologia como forma de acalmar ou distrair, as crianças menores de 2 anos, por exemplo, precisam de interação social com a família para desenvolver habilidades cognitivas, motoras, de linguagem e socioemocionais. Dessa forma, as telas de celulares, tablets não são recomendadas.

Acima dos 2 anos, quando começa a aprender as primeiras palavras e compreender os significados das coisas, é possível abrir espaço para curtos períodos. Já de 3 a 5 anos, pode-se permitir assistir a vídeos e filmes conforme a indicação de idade. Acima dos 6 anos até cerca de 12 anos, o indicado também é fixar o tempo de uso das telas (inclusive TV) para no máximo duas horas diárias.

Conversar sobre as regras para o uso da internet e os valores familiares entre família é uma das recomendações do Manual de Orientação do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.