15 de novembro de 2019

Saiba como lidar com varizes na gestação

É durante a gestação que varizes podem surgir de forma mais intensa nas mulheres, apesar de a genética ser fator de pré-disposição. No entanto, especificamente durante os nove meses, elas podem se manifestar por questões hormonais, já que a progesterona eleva a dilatação das veias do organismo e também porque a pressão nas veias das pernas aumentam devido ao bebê estar crescendo na barriga.

 

Alguns fatores externos também podem influenciar, entre eles temperaturas altas que alteram a circulação do corpo.

varizes

 

Para tentar amenizar o problema, existem alguns cuidados indicados por especialistas, entre eles não ganhar muito peso, beber líquidos e praticar atividades físicas.

 

Nos primeiros três meses, apesar de ser a fase inicial, o volume de sangue já é significativo o que já pode provocar inchaço, dor nas pernas, tonturas e sensação de queimação. Dos quatro aos seis meses, câimbras à noite podem ser comuns, no entanto, é um período de estabilidade na circulação de sangue. Porém do sétimo ao nono mês começa a existir uma compressão da veia cava, dentro da barriga, prejudicando o retorno do sangue das pernas e o excesso de peso pode contribuir para as dificuldades.

 

Após o parto, o indicado é aguardar três meses e realizar uma avaliação médica para tomar qualquer decisão de tratamento para varizes. Portanto, o acompanhamento de um profissional é fundamental para uma avaliação caso a caso.

 

Dicas para amenizar problema:

 

– Procure controlar o peso;

– Alongue o corpo para evitar câimbras à noite;

– Mantenha-se hidratada;

– Utilize meias elásticas conforme indicação do especialista;

– Dormir do lado esquerdo pode ajudar a tirar o peso do útero de cima da Veia Cava;

– A prática de atividade física regular é indicada, mas consulte especialista;

– Faça drenagem linfática manual.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.