9 de dezembro de 2015

Atividades em excesso prejudicam crianças

Todo mundo fala que hoje em dia as crianças estão muito presas dentro de casa, que só se interessam por assistir desenhos na televisão ou por jogos em vídeo game. Sim, em parte isso acontece, não é?. Mas você já parou para pensar até que ponto os pais têm culpa. Muitas vezes, o comodismo dos adultos leva a essa atitude dos filhos.

cansaço

Mas, também, existe o outro lado. Para que os filhos não fiquem sozinhos em casa no período inverso da escola, os pais matriculam em várias atividades extras, como idiomas, balé, alguma atividade esportiva, como futebol ou balé, e então as crianças são submetidas a intensas atividades semanais, gerando, em alguns casos, estresse justamente pela sobrecarga de exercícios.

Dessa forma, o bom senso deve imperar. Nem a ociosidade, nem a sobrecarga de atividades. Toda criança precisa de disciplina, visto que é a partir dos seis anos que as tarefas escolares aumentam, mas isso não significa que precisa ter uma vida corrida, ela deve também ter seu momento criança para fazer o que gosta. As crianças precisam ter afinidades e gostarem das atividades que estão fazendo. A carga horária dessas atividades pode aumentar de acordo com a idade das crianças. Lembre-se, que é nesse momento que os pequenos necessitam enfrentar desafios, lidar com as conquistas e derrotas, discutir regras e limites, socializar e desenvolver a inteligência.

Irritação, impaciência e ansiedade podem ser uma resposta ao excesso de atividade e preste atenção se a criança começa a reclamar das atividades que está executando.

As dicas que ficam são as seguintes: crie uma rotina em que seu filho esteja preparado para enfrentar, adeque atividades para a idade dele e não imponha grandes desafios. Lembre-se, é apenas uma criança. Confira também o post que dá dicas sobre o combate ao sedentarismo das crianças.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.