2 de março de 2018

Saiba como elogiar seu filho da maneira correta

Quem não gosta de ser elogiado? E as crianças não são diferentes! Elas amam ser reconhecidas! E nós separamos algumas dicas para você acertar na hora de elogiar seu filho!

 

Mas, não basta somente elogiar seus feitos e sim mostrar o quão feliz está com seus esforços! Continue lendo e entenda na prática como elogiar seu filho da maneira correta.

 

LEIA TAMBÉM: AUTONOMIA DO SEU FILHO, COMO LIDAR?

Não precisa exagerar!

 

As crianças precisam entender o porquê do elogio, então procure não enaltecer tudo o que elas fizerem! Calma, não falamos para deixar de fazer elogios… Mas é importante mostrar o que está elogiando e enaltecer, principalmente, o seus esforços! Isso, com certeza, afetará no crescimento dos pequenos e na confiança futura.

 

Portanto, enalteça o processo!

 

Como falamos no primeiro tópico é muito importante mostrar por que está elogiando a criança! Para isso, é muito mais eficiente elogiar seu filho pelo processo e não pelo resultado! Por exemplo, se ele conseguiu andar de bicicleta ao invés de dizer: “parabéns você conseguiu andar de bicicleta” diga “você pedalou muito bem e conseguiu chegar até aqui sozinho”.

 

LEIA TAMBÉM: MEU FILHO ACHA QUE É SEU PERSONAGEM PREDILETO: O QUE FAZER?

Nada de comparações!

 

Nenhuma criança é igual, portanto nunca as comparem! Isso é fundamental para o seu crescimento. Essa dica é para quem tem mais de um filho em casa. Se você perceber uma qualidade, por exemplo, em brincadeiras que um tem e o outro não, elogie claro, mas mostre que o outro filho tem outras qualidades importantes.

 

Contato visual é fundamental

 

Ao elogiar seu filho procure ficar na mesma altura e mostrar claramente o que está dizendo para que entenda perfeitamente e absorva da melhor maneira possível

 

LEIA TAMBÉM: DICAS PARA QUE SEU FILHO TENHA RESPONSABILIDADE DESDE CEDO!

Mais dicas!

 

Lembre-se que isso é um processo diário, portanto, não comece e termine… Continue os elogios conforme o seu crescimento! Ah, uma outra dica fundamental é recompensar o cumprimento de tarefas espontâneas, exemplo, se ele vai para cama sozinho, tomar banho, etc. Dê uns minutos a mais de televisão, mais tempo de brincadeiras, leitura e outros. Esse gesto é fundamental para ele ver como é bom fazer as coisas corretas!

 

E aí o que achou das nossas dicas de como elogiar seu filho? Deixa pra gente nos comentários!

 


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.