27 de setembro de 2016

Saiba mais sobre a catapora, doença comum na infância

Febre e erupções na pele são as principais características da catapora, conhecida também como varicela, uma infecção causada pelo vírus varicela-zóster. Essa enfermidade pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é na infância que ela mais se dissemina. Entre um e quatro anos de idade é provável que boa parte das crianças seja atingida. Antes disso, a proteção materna só acontece se a mulher teve a doença ou foi vacinada. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 90% das pessoas já estão imunes a esse agente infeccioso na idade adulta.

catapora

Com caráter sazonal, a principal época do ano em que o vírus se dissemina é no início da primavera, entre os meses de setembro e outubro, em função do clima dessa estação propiciar que ele se multiplique mais rápido. Também pode ocorrer um maior contágio durante o inverno, em razão de as crianças ficarem mais concentradas em ambientes fechados. Altamente contagioso, o varicela-zóster é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da saliva e espirro ou pelo contato direto com o líquido das bolhas.

A fase de incubação do vírus no corpo da pessoa infectada varia de 7 a 21 dias. As bolinhas vermelhas causam coceira e tendem a ser mais numerosas no tronco, mas também podem atingir mucosas, como a boca e a área genital. Ao longo de uma ou duas semanas, as lesões se transformam em bolhas cheias de líquido e, depois que estouram, viram machucados, que vão formar uma casquinha e sarar, sumindo aos poucos.

Não há um tratamento específico para a catapora. Em geral, o que se faz é uma terapia sintomática, com medicamentos para baixar a febre e aliviar a coceira das feridas. E lembre-se: nada de dar remédio por conta própria.

A melhor maneira de se prevenir é por meio da vacinação. A recomendação da SBP e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) são duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.