23 de agosto de 2019

Surto de sarampo

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 1,6 mil casos de sarampo em 11 estados. Dessa forma, o Ministério da Saúde anunciou que todos os bebês do País, de 6 meses a 1 ano, devem ser imunizados contra a doença a partir de 22 de agosto.

É importante destacar que essa dose zero serve apenas para proteger o bebê contra o vírus até que ele tome a primeira dose da vacina aos 12 meses. A longo prazo, a dose zero não oferece proteção significativa, por isso, ela deve ser tomada como algo adicional, mas não substitui as vacinas presentes no calendário de vacinação. Os bebês que tomarem a dose zero contra o sarampo devem esperar trinta dias até a Tríplice Viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose), e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a tetra viral ou a tríplice viral mais varicela.

 sarampo

Transmissão, sintomas e complicações

A transmissão acontece por meio de secreções, ou seja, é muito fácil de passar de uma pessoa para outra. Febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; febre; coriza; tosse e até conjuntivite são os sintomas mais comuns. O quadro pode evoluir para infecções respiratórias; otites; doenças diarreicas; doenças neurológicas.

 

Precauções

– Ao espirrar ou tossir o ideal é cobrir o nariz e a boca;

– Quando possível lavar as mãos com água e sabão, álcool em gel;

– Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

– Evitar aglomerações ou locais pouco arejados;

– Manter ambientes frequentados, sempre limpos e ventilados.

Fonte: Ministério da Saúde

Tags:, , , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.