22 de fevereiro de 2019

Frutas, carnes, legumes: a hora de introduzir alimentos ao bebê

Passados os primeiros seis meses de vida, os bebês já podem ser apresentados a uma série de novos alimentos. Frutas, carnes, legumes passam a fazer parte do cotidiano das crianças, intercalado com o leite materno, no caso de mamães que ainda conseguem amamentar, pois ele continuará sendo a principal fonte de nutrientes no primeiro ano de vida.

alimentação

Mas, atenção! É muito importante que essa importante etapa da vida da criança seja acompanhada por um pediatra, que poderá orientar da melhor forma possível, garantindo assim a saúde do pequeno.

A sugestão é que os alimentos sejam introduzidos de forma gradual, o que também demandará muita paciência dos pais, pois se trata de um período de adaptação. É comum que a criança faça cara feia, chore, cuspa determinados alimentos por estranhar o gosto, a textura ou a consistência do alimento. Porém, esse comportamento é muito comum e não deve ser motivo para desistir.

É indicado que o maior número de alimentos seja oferecido às crianças até os 2 anos, período em que ela desenvolve o paladar. Quanto menos sal e açúcar melhor será para a saúde do pequeno, e também para que não fique acostumada a sabores muito açucarados ou salgados.

Saiba o que pode ser incluído na dieta do bebê

– Agua

– Frutas de qualquer variedade

– Brotos

– Legumes

– Verduras

– Alimentos com glúten

– Ovo (clara e gema cozidos)

– Carnes (peixe, frango, bovina, porco

O indicado é que se inicie pelas papinhas de frutas, intercaladas com as mamadas. Em seguida, já é possível introduzir, gradualmente, alimentos salgados, mas o sal deve ser evitado até, pelo menos, os 9 meses.

O leite de vaca e seus derivados, como queijos e iogurtes, só devem ser oferecidos à criança acima de 1 ano de idade para não prejudicar a absorção de ferro. Doces, como chocolate e gelatina, podem ser introduzidos a partir dos 2 anos, sempre com moderação.

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.