4 de outubro de 2019

Chegou a primavera e as alergias também

alergia

O pólen das flores e o tempo seco da primavera costuma ser o gatilho para crises alérgicas em crianças predispostas.  Não há idade específica para o surgimento de alergias, portanto, os pais devem ficar atentos. É nessa época do ano que ocorre o aumento de fungos e ácaros no ambiente, fator que potencializa os problemas alérgicos, resultando em tosse, espirros, congestão nasal, coceira no nariz e olhos, chiado no peito, falta de ar. As alergias são uma reação exagerada do sistema imunológico a determinado fator, gerando inflamação.

Existem diferentes tipos de alergias e que se manifestam de acordo com alguns fatores, entre eles genéticos e de sensibilidade individual, como, por exemplo, rinite, bronquite, sinusite e asma. No caso da rinite, trata-se do acometimento da mucosa do nariz. Já em se tratando de asma os brônquios são afetados. Os problemas respiratórias podem ser controlados com o tratamento correto e amenizados com cuidados básicos no dia a dia, permitindo a melhoria na qualidade de vida.

 
Principais sintomas
Espirros frequentes
Coceira no nariz, olhos e garganta
Olhos e nariz vermelhos
Tosse constante
Nariz entupido
Chiado no peito
Expectoração

 

Dicas para evitar alergias

1. O ideal é manter janelas da casa fechadas para evitar a entrada de ar em excesso. Mas também é importante abrir uma vez por dia, para arejar o ambiente.

2. Pelo menos uma vez ao dia, é indicado lavar o nariz com soro fisiológico, dessa forma é possível tirar impurezas e reduzir o efeito do pólen e da poeira nas vias respiratórias.

3. Procure não frequentar jardins ou locais com muito vento, flores e árvores.

4. Forre o colchão e o travesseiro com material impermeável para evitar o contato com outros causadores de alergias como ácaros e mofos.

5. Evite carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia.

6. O ar-condicionado em temperatura ambiente pode ser um grande aliado no combate às alergias, pois retém as partículas prejudiciais em seu filtro. Porém, é importante limpar bem o filtro e fazer manutenção constante no aparelho.

7. Procure um especialista para fazer um tratamento preventivo com antialérgicos.

Tags:, , , , , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.