26 de janeiro de 2019

Segundo filho: qual o melhor momento?

Famílias com dois filhos ou mais possibilita às crianças aprender a lidar com a competição e a rivalidade, além disso, elas aprendem a dividir, a tolerar a frustração. Porém, não existe regra para o caso decidir o momento de ter um segundo filho. O ideal é garantir o desenvolvimento saudável das crianças e também considerar que o casal precisará dedicar mais tempo, paciência, energia, atenção e dinheiro aos pequenos. Além disso, é preciso levar em consideração a disposição física, a estabilidade emocional, a tranquilidade financeira, a disponibilidade de tempo para cuidar das crianças tanto por parte da mãe quanto do pai.

A chegada de um novo bebê também dependerá das condições fisiológicas da mulher para uma nova gestação. É preciso lembrar que é difícil para uma única mulher dar atenção a dois bebês muito pequenos e uma criança com menos de um ano precisa da mãe. Por outro lado, a pequena diferença de idade também favorece o companheirismo entre os irmãos, já que superarão praticamente juntos as mesmas fases da vida.

segundo filho

Em se tratando de desvantagens, há que se considerar o organismo da mulher, pois ele pode ainda não estar recuperado totalmente da primeira gestação. Emocionalmente, há que se considerar que uma nova gravidez reduz a disponibilidade da mãe tanto para o filho mais velho como para o recém-nascido, o que tende a acirrar a competição afetiva entre ambos.

Em tese, passados dois anos, a mulher já está fisicamente recomposta, o casal se acostumou aos novos papéis, marido e mulher reataram a vida sexual e o primeiro filho já é mais independente, pois anda, come sozinho, largou a fralda e em alguns casos vai à escola.

Quanto às desvantagens, considere uma criança pulando perto da escada enquanto você amamenta o recém-nascido, além do ciúme do mais velho e apesar da proximidade da idade, os dois passarão por etapas diferentes de desenvolvimento, o que requer a energia e a atenção dos pais.

Caso o casal esteja disposto a trocar fralda depois de um longo tempo do primeiro filho, os irmãos provavelmente terão um bom relacionamento.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.