19 de julho de 2019

Primeiro trimestre de gestação e os cuidados

O primeiro trimestre de gestação equivale ao período da 1ª a 13ª semana gestacional, a partir da data da última menstruação. Os primeiros sinais são o atraso menstrual, o aumento da frequência urinária, fraqueza e cansaço, náuseas e vômitos, aumento do apetite, inchaço e sensibilidade aumentada nas mamas. As transformações são muito grandes, tanto para o bebê quanto para mãe. As emoções afloram de forma intensa em função dos hormônios que sofrem fortes alterações.

grávida

Apesar de a gravidez, muitas vezes, nem ter sido descoberta nessa fase, é imprescindível ter alguns cuidados extras para que o bebê se desenvolva da forma correta. Entre os principais fantasmas das gestantes está o aborto nas primeiras semanas, ocasionado devido a malformações no feto. O risco de sangramentos e abortos costuma ser maior no primeiro trimestre da gravidez, atingindo cerca de 15% a 20% dos casos.

 

Portanto, todo o cuidado é necessário:

– confirme a gravidez por meio de um ultrassom transvaginal

– inicie o pré-natal

– evite medicações que possam fazer mal ao bebê, assim como consumo de cigarro, álcool e outras drogas

– siga uma dieta saudável

– beba água para manter o corpo bem hidratado

– pratique atividades físicas de baixo impacto

– reduza o consumo de cafeína, café, chá-preto, refrigerantes à base de cola e chocolate

– fique atenta a sangramentos e cólicas intensas, procurando um serviço de saúde, se necessário


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.