21 de maio de 2019

Gravidez de risco: conheça algumas causas

Nos últimos tempos temos vistos diversas celebridades relatando aflições em função de gestações de risco. Mais recentemente acompanhamos os casos das apresentadoras Eliana, Sabrina Sato e Tatá Werneck.

eliana

O problema pode acontecer por uma série de motivos. No caso da apresentadora Elaina, após exames, foi registrado descolamento de placenta, o que obrigou que a celebridade ficasse 30 dias de repouso em um hospital. Inclusive em seu chá de bebê, a apresentadora precisou manter repouso. Pelo mesmo problema passou Vera Viel, esposa do apresentador Rodrigo Faro, em sua segunda gravidez.

Logo após anunciar sua gravidez, Sabrina Sato foi obrigada a manter repouso absoluto por algumas semanas devido a um descolamento ovular, problema que afeta cerca de 5% das gestantes em função de o sangue se acumular entre o saco gestacional, estrutura que precede a placenta, e o útero. Já Tatá Werneck sofre de endometriose, doença que faz com o que o endométrio, que reveste as camadas do útero, se desfaça mensalmente em forma de menstruação, dificultando a gestação.

sabrina sato

A modelo Adriana Lima e a socialite Kim Kardashian sofreram pré-eclâmpsia, ou seja, distúrbio que faz com que a circulação de sangue para a placenta seja reduzida, geralmente motivada pela pressão alta. Já as cantoras Mariah Carrey e Celine Dion tiveram gêmeos, essa última aos 42 anos, o que sempre é motivo de precaução.

Demais causas de gestação de risco

Existem algumas outras causas que exigem cuidados das gestantes, entre elas:

  • Diabetes, pois o açúcar elevado no sangue pode atravessar a placenta e chegar ao bebê.
  • Consumo de bebidas, cigarro e drogas afetam a placenta provocando atraso no crescimento, mal formação e retardo mental.
  • Uso de remédios perigosos pode gerar efeitos colaterais diversos ao bebê.
  • Sistema imune fraco, visto que o tratamento para tratar infecções ,por exemplo, exige o uso de antibióticos, gerando efeitos colaterais ao bebê.
  • Gravidez na adolescência sempre é um risco porque o corpo da jovem ainda não está completamente preparado.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.