5 de dezembro de 2018

Antes do bebê chegar, lave todas roupinhas

baby-clothes-3739524_960_720

Antes mesmo de você pegar nos braços o seu pequeno, é preciso tomar alguns cuidados, entre eles lavar todas as roupinhas compradas ou presenteadas por amigos ou familiares. A pele do bebê é sensível, por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar alergias ou irritações.

Se a sua gestação está dentro da normalidade, comece a lavar as roupinhas a partir do sétimo mês de gravidez. Essa é uma excelente oportunidade de pensar o que levar na maternidade e já ir organizando tudo o que será necessário levar na mala para o recém-nascido.

O indicado é que tudo que terá contato com a pele do bebê seja lavado antes de ser usado, roupas, luvas, meias, gorros, toalhas, lençóis, fraldas, sacos. Isso porque os tecidos podem conter ácaros, fungos, poeira e assim pode afetar a saúde do recém-nascido.

Para essa missão, será preciso alguns materiais como sabão para lavagem de roupas de bebê, bacias ou baldes exclusivos para lavar e enxaguar as roupinhas, toalhas para secar, ferro de passar.

Como lavar

O mais indicado é lavar tudo à mão e deixar secar no varal. No entanto, se quiser colocar na máquina certifique-se de que a máquina está limpa, sem resquícios de produtos de lavagens anteriores. O que você pode fazer é dar um ciclo de lavagem da máquina sem nenhuma roupa dentro.

Em seguida coloque as roupinhas de molho por 10 a 15 minutos com produtos adequados para essa situação, pode ser sabão líquido ou sabão em pó diluído, portanto, muita atenção, não utilize alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Em seguida, esfregue delicadamente para soltar o pó que pode ter se fixado às fibras. Feito isso, utilize água corrente em abundância para enxaguar. Deixe as roupinhas secarem em varal, de preferência em local com bastante ventilação. Por fim, passe em temperatura média/alta, de preferência do lado avesso e guarde as roupinhas em sacos plásticos, para evitar que voltem a pegar pó até a chegada do pequeno.

Tags:, , , , , , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.