29 de março de 2019

Paternidade ativa

O movimento paternidade ativa é relativamente recente e reformula o papel do homem no cuidado com os filhos, colocando-o em um papel de protagonista, ou seja, participante da vida das crianças.

paternidade ativa

O documento sobre paternidade ativa elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revela que o papel do pai na visão ativa é permeado por níveis. O primeiro nível, chamado prático, é o homem cuidar e se preocupar com as necessidades e demandas dos filhos e estar atendo as tarefas domésticas. Já o segundo nível trata da presença emocional e se caracteriza pela construção do vínculo e a ligação emocional com o filho. O tereiro nível passa pela transformação pessoal que é entender o papel e responsabilidade de ser pai e como isso afeta o nível social.

Uma paternidade mais ativa por parte dos homens, além de colaborar com o bem-estar da família, contribui para que a mulher também possa se consolidar no mercado de trabalho com as mesmas condições que o homem.

Como ser um pai ativo?

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O abandono paterno é uma realidade. Dessa forma é urgente que os homens passem a ser ativos. Para a Unicef, pais ativos são aqueles homens que exercitam uma relação afetuosa e emocional com seu filho, mantém uma relação que vá além do provimento financeiro, participam dos cuidados diários e da criação do seu filho, compartilham com a mãe as tarefas de cuidados com o filho e com a casa e estão envolvidos e informados nos momentos do desenvolvimento do filho, gravidez, nascimento, primeira infância, infância e adolescência.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.