2 de agosto de 2016

Criança independente sim, mas sem pular etapas

Desde bebê, a criança necessita de ajuda e estímulos para tornar -se independente e, com isso, estar preparada para interagir com o meio em que vive. Com o passar dos anos a convivência longe dos pais se tornar rotina, a começar pela escola, depois na festinha do amigo, uma ida ao cinema, passeio com a(o) namorada(o). Dessa forma, é preciso que os pais pensem também nesse aspecto da vida do filho.

independência

É muito importante lembrar que não se deve queimar etapas. É mais comum do que pensamos pais estimularem precocemente a criança, seja por ansiedade ou mesmo inconscientemente. Muitos adultos pensam que por serem espertas as crianças precisam muito pouco deles. Sem dúvida, ajudar uma criança a ser independente é contribuir para o seu crescimento pessoal, mas isso requer tempo, carinho e dedicação.

A independência almejada e aguardada por muitos pais depende de estímulos, sejam eles físicos ou mentais, e deve estar relacionada com a idade. E justamente pensando nisso que existem produtos, sejam eles joguinhos, livrinhos projetados e adaptados para crianças de acordo com a idade.

Um bom exemplo de independência é quando a criança começa a andar de bicicleta sozinha. Antes mesmo de alcançar essa conquista precisou coordenar movimentos. É nesse momento que entra o trabalho e a disponibilidade da família em compartilhar com a criança suas descobertas. A medida que a criança cresce, vai experimentando e desenvolvendo possibilidades em lidar com situações novas de tudo o que lhe é oferecido e que está ao seu redor.

É importante lembrar que a participação dos pais deve acontecer em todas as etapas. A criança independente relaciona-se melhor com o mundo, por isso, os pais devem incentivar que ela faça algo sozinha e não caia no equívoco de fazer por ela, o que geralmente acaba acontecendo com pais ansiosos, que dificultam a independência dos pequenos.

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.