10 de agosto de 2019

Saiba como ajudar na alfabetização das crianças

Estímulo: essa pode ser a palavra-chave para contribuir no encantamento dos pequenos com o universo da leitura e da escrita.  O meio em que as crianças vivem e a forma como são apresentadas para novidades contribuem para que a alfabetização seja facilitada e também fundamental para que se tornem jovens e adultos que tenham facilidade na leitura e prezem por boas histórias.

alfabetização

Sem dúvida, é na escola que as crianças aprendem métodos, sistematização e treinamento, porém o papel da família está justamente em oferecer opções de puro prazer por meio dos livros, por exemplo. Obras como foco em bebês, opções com o alfabeto e a possibilidade de brincar com as palavras são algumas alternativas.

Não se trata de transformar a casa em um braço da escola, mas de estímulo em um ambiente completamente diferente, ou seja, o aconchego da casa e a atenção do papai ou da mamãe e até mesmo de ambos.

 

Confira algumas dicas:

– Criar o hábito da leitura, seja na hora de dormir ou em outro momento do dia ou da semana

– Levar a criança para a livraria, deixando-a também escolher algo que chame a atenção

– Ler em voz alta e logo em seguida pedir para que a criança leia também.

– Incentivar o recorte e a colagem de palavras ou frase em revistas ou jornais

– Pedir ajuda para escrever a lista do supermercado.

– Escrever bilhetes, espalhar pela casa, colocar na mochila.

Tags:, , , , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.