27 de setembro de 2019

Obesidade infantil: combata com hábitos saudáveis e atividade física

Estudos apontam que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e consequentemente 89% de chance de serem adultos obesos. Dessa forma, além de centrar ações nos primeiros dias de vida, como o incentivo ao aleitamento materno, o Ministério da Saúde sugere que as políticas de estímulo ao hábito saudável devem aliar ações de alimentação e atividade física.

obesidade

A consequência de obesidade na infância para a vida adulta é o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que podem matar precocemente no período de grande produtividade na fase adulta. A condição também pode levar a baixa autoestima e depressão nas crianças.

As causas da obesidade infantil podem envolver diversos fatores e entre os mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação de vários motivos. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.

Confira o que pode levar à obesidade infantil

– Dieta desequilibrada, rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras;

– Sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas;

– Histórico familiar de obesidade, uma vez que a doença tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho;

– Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal.

Como diagnosticar a obesidade infantil

As faixas de IMC para as crianças mudam de acordo com a idade e o sexo, e para orientar os médicos existem tabelas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para fazer esse cálculo. Portanto, pediatra, endocrinologista, nutrólogo e nutricionista são profissionais que podem diagnosticar e tratar obesidade infantil.

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.