11 de janeiro de 2019

Depressão infantil: é preciso atenção

Tristeza persistente, que impacta no cotidiano dos pequenos, alterações comportamentais e de humor são alguns sintomas que exigem atenção e investigação dos pais. Eles podem indicar depressão. A depressão é uma visão negativa da pessoa sobre si própria, do futuro e do mundo.

depressao-infantil

Por não terem vivenciando muitas experiências, emoções que as sufoquem podem ser consideradas por elas como normais, visto que ainda estão aprendendo a lidar com o mundo e consigo mesmas e, assim, acabam aceitam com naturalidade o que sentem.

É importante observar alguns comportamentos que podem revelar os sintomas. Quando apresentam-se retraídas, inseguras, com baixa autoestima, falta de apetite, isolamento, queda no desempenho escolar é preciso tomar alguma atitude, entre eles um psicólogo ou psiquiatra especializados na infância.

Ajudá-las a enxergar pontos positivos e flexibilizar seus questionamentos são importantes para gerar confiança. Para ajudar os pequenos, a dica é, antes de mais nada, investigar o que eles estão pensando. Identifique o que há por trás dos sentimentos e o que pode ser feito.

De acordo com dr. Drauzio Varella, é fácil diferenciar a hiperatividade da depressão. “Criança hiperativa não para quieta, mexe-se o tempo todo, principalmente os meninos. Entretanto, existe um subtipo de hiperatividade que se caracteriza pela desatenção. A criança não é hiperativa fisicamente, mas não consegue focar a atenção, por isso se retrai e vai abandonando as atividades. Muitos a consideram desligada, mas ninguém a considera uma criança triste. Ao contrário, criança deprimida logo demonstra que não se interessa por nada e não há brincadeira que a faça sentir-se melhor. Fica parada o tempo todo e quer sempre alguém em que confie por perto”.

Em casos extremos, se negligenciada, algumas crianças podem cometer suicídio. Em 2015, o suicídio infantil foi a terceira principal causa de mortes de crianças de 10 a 14 anos nos Estados Unidos, segundo levantamento do Centro Nacional de Prevenção e Controle de Doenças (CDC).

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.