14 de junho de 2019

Crianças e animais de estimação: ter ou não ter?

Não há como negar que um animal de estimação é uma excelente companhia. Mas essa possibilidade também pode ser indicada para famílias com crianças? Qual a idade indicada para crianças socializarem com animais de estimação? Gato, cachorro, ramster, coelho, etc? Quais os prós e contra de se ter um animal de estimação? Esses são alguns questionamentos bastante comuns, especialmente para quem nunca conviveu com bichinhos.

animais de estimação
Além de companhia, os animais de estimação são divertidos, além de contribuírem no desenvolvimento do senso de responsabilidade, da auto-estima, da empatia e permite a a socialização de crianças tímidas. A decisão de ter um animal de estimação e qual a raça dependerá em grande parte do gosto dos pais. Especialistas indicam que no caso de cães, o ideal é que crianças de três e quatro anos podem começar a conviver, pois já compreendem o que pode ou não fazer com os bichinhos.

Mas atenção: paciência, tolerância e responsabilidade são características imprescindíveis, visto que, principalmente quando os animais são filhotes, estarão em fase de aprendizagem. Dar comida, água e levar regularmente ao veterinário para vacinas e demais visitas de rotina são algumas das tarefas dos adultos. Ah, se o animal é peludo, precisará ser levado ao pet shop regularmente. É preciso lembrar que no período de férias, de viagens, o animalzinho precisará ser levado junto, se possível, ou precisará ficar com alguém.

Por fim, não esqueça de que tanto os cães quanto os gatos costumam viver entre 13 e 18 anos, ou seja, a decisão implicará em uma companhia de longo prazo.

Adote, não compre: Há centenas de animais que precisam de um lar, seja filhotes ou já adultos das mais diversas raças. Com essa atitude, você contribuirá na redução de animais que precisam de adoção. Informe-se com ONGs que cuidam de animais na sua cidade.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.