25 de agosto de 2016

Conheça 7 dicas para lidar com a desobediência das crianças

Conforme a idade passa, as crianças também vão se tornando mais independentes e começam a demonstrar de forma mais incisiva do que gostam e do que não gostam. É a birra por não querer vestir determinada roupa, a insatisfação pela comida no prato, a desorganização dos brinquedos e uma série de outras situações. A partir daí a paciência dos pais pode começar a ser testada e o ideal é não entrar no jogo dos pequenos.

desobediência

A palavra-chave é autoridade. Manter a calma e deixar algumas situações bem claras no dia a dia podem ajudar a minimizar boa parte dos problemas. Uma delas, é explicar porque existem regras e como elas devem ser cumpridas. Nessa hora é muito importante ser firme e não abrir mão do que foi imposto simplesmente por causa da teimosia do pequeno. Essa clareza pode evitar questionamentos e discussões intermináveis.

Ser coerente é outro aspecto fundamental para manter o respeito e a autoridade dos filhos. Prometeu, cumpra; ameaçou, execute. O que não pode é mudar regras constantemente. As crianças cumprem melhor as normas se pensarem nelas como sendo fixas e previsíveis.

Muitos pais acabam abrindo mão de algumas regras por culpa de não estarem presentes de forma mais intensa. Errado, nada de compensar a ausência por meio de superproteção. Carinho, conversa e brincadeiras podem ajudar a criar um bom vínculo fazendo com que as crianças entendam que existem hora para diversão e hora para levar algumas atividades a sério.

Caso a criança tenha babá é imprescindível que a profissional seja bem orientada e siga as diretrizes para a educação. Educar é uma atividade contínua e os pais precisam ser referência, visto que os pequenos aprendem em função das atitudes que observam no cotidiano. Enganar, prometer e não cumprir não são bons exemplos para qualquer criança.

Vamos resgatar 7 dicas:

1 – Não entre no jogo, mantenha a calma
2 – Deixe algumas situações bem claras no dia a dia
3 – Seja firme e não abra mão do que foi imposto
4 – Seja coerente. Prometeu, cumpra; ameaçou, execute.
5 – Nada de compensar a ausência por meio de superproteção
6 – Crie vínculos com uma boa conversa, carinho e brincadeiras
7 – Não esqueça, você é a referência, o exemplo da criança

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.