3 de janeiro de 2019

Sol, crianças e a saúde

A pele das crianças é muito sensível e precisa de muito cuidado em contato com o sol. Portanto, o recomendado é que os pequenos não abusem da exposição solar, sempre antes das 10h ou depois das 16h.

Cerca de 10 minutos de exposição ao sol é suficiente para que a criança adquira os níveis de vitamina D essenciais. O ideal é que todos usem filtro kids maior ou igual a 30, pois são hipoalergênicos.

sol

É imprescindível aplicar o protetor solar 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas, mesmo em dias nublados. Se a criança transpira de forma excessiva ou vai para a água com frequência também é importante reaplicar o produto.

Outra indicação importante está relacionada à hidratação do corpo. Água, água de coco, sucos de frutas e o consumo de frutas ajudam a evitar a desidratação.

Mas atenção, antes dos seis meses, a pele do bebê é sensível, suscetível a alergias ou qualquer outro dano, sendo assim não é indicada exposição solar e uso de protetor solar.

 

Insolação

No caso de insolação, o indicado é manter a criança na sombra. Faça com que ela beba líquidos frios e com a aplicação de toalhas embebidas em água gelada para amenizar os sintomas da insolação.

 

Relembrando:

  • Até 6 meses de idade, os bebês não podem utilizar filtro solar;
  • Bebês e crianças não devem ser expostos ao sol entre 10 horas e 15 horas(se for horário de verão, restrição até as 16 horas);
  • Acima de 6 meses podem utilizar filtro solar (cremes ou loções) preferencialmente os “kids” ou “baby”.
  • O filtro solar deve ser no mínimo FPS 30;
  • O filtro solar deve ser aplicado entre 15 e 30 minutos antes da criança ser exposta ao sol;
  • A primeira aplicação do filtro solar deve ser realizada duas vezes, uma seguida da outra, e sempre reaplicar a cada 2 horas. Caso a criança entre na água o filtro solar deve ser reaplicado imediatamente, mesmo que ainda não tenha se passado as 2 horas;
  • O uso de chapéus ou bonés e roupas são indicadas quando a criança estiver exposta ao sol.
  • Dias nublados ou chuvosos também precisam de proteção, pois os raios UV do sol são capazes de ultrapassar as nuvens.

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.