30 de novembro de 2018

O mundo mágico da leitura

Incentivo à criatividade, estímulo às habilidades linguísticas, ativação da memória, aumento da capacidade de concentração e atenção são alguns benefícios que o hábito da leitura proporciona às crianças. Além disso, o gosto pelos livros pode aguçar na criança a curiosidade para um mundo sem fronteiras, tornando um hobby bastante prazeroso.

Durante o seu desenvolvimento, a criança passa por estágios psicológicos e eles devem ser considerados no momento de decidir livros para ela. Essas fases não dependem apenas da idade, mas do grau de amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu nível de conhecimento e domínio do mecanismo da leitura.

reading-2910682_960_720

Mas fica a pergunta: como incentivar a leitura das crianças? Inevitavelmente, os pequenos costumam imitar atitudes e hábitos, sendo assim, os pais precisam dar o exemplo. Dessa forma, sempre que estiver com a criança, mostre com frequência que você está lendo.

Procure saber quais assuntos interessam à criança para chamar sua atenção, pois, assim,  será mais fácil transformar o momento de leitura em uma atividade agradável e porque não em família.

Leia histórias, dramatize cenas, simule vozes e deixe que ela comente e faça sugestões e complementos. Ao final, perguntas o que ela entendeu da história, questione o que mais gostou e até incentive que ela reconte a história do jeito que entendeu ou desenhe.

Quais livros são indicados para estimular esse hábito?

A diversidade e opções de livros voltados para as crianças em fase de alfabetização são inúmeros. Os mais apropriados são aqueles em que as histórias tragam aprendizados e incentivem a imaginação, como as fábulas.

Na fase em que a criança estiver aprendendo a ler, entre três e cinco anos, o indicado são livros com muitas gravuras e poucas frases para que se sintam habilidosos.

Na etapa em que a criança é um leitor iniciante, entre seis e sete anos, e a participação do adulto como agente estimulador é fundamental. A sugestão são obras de linguagem simples e que tenham começo, meio e fim.

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.