12 de agosto de 2015

Seja bem-vinda gravidez

O teste de farmácia ou de sangue deu positivo. O medo, a alegria e, porque não, em algumas mulheres, a dúvida estão presentes com a notícia de uma gravidez. Para aquelas que foram pegas de surpresa, muita calma nessa hora. Para as que aguardavam há tempos a gravidezboa notícia, o mais importante agora é driblar a ansiedade.

Para saber exatamente o período em que seu bebê é esperado, o ciclo gestacional é calculado a partir do primeiro dia da última menstruação. De acordo com essa fórmula universal, o bebê é esperado entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. Mulheres com ciclos menstruais irregulares, o recomendado é um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez.

Em breve a gestação promoverá mudanças, a euforia dará lugar a enjoos, fadiga e vontade frequente de urinar, sintomas clássicos do início da gestação, porém os sintomas podem variar para cada mulher. Pequenos sangramentos podem ser comuns, consequência da nidação, quando o blastocisto penetra na mucosa uterina, iniciando o seu desenvolvimento. Esse é o momento para ler muito sobre o tema, começar a cuidar do corpo e da alimentação.
Para você ter uma ideia, na terceira semana seu bebê mede cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabeça de um alfinete. Apesar de tão pequenino, em sua formação já se configuram o que serão as partes fetais, a placenta e a bolsa das águas.

Tags:


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.