4 de novembro de 2016

A alfabetização começa muito antes da escola

Pesquisas brasileiras e estrangeiras mostram que a aquisição das habilidades de leitura e de escrita é um processo que começa muito cedo, ainda nos primeiros anos de infância. É preciso compreender que a escrita registra a oralidade, sendo assim as crianças precisam dominar a fala para poder transmitir no papel seus conhecimentos.

comunicacao-entre-pais-e-filhos-e1418815142628

Sendo assim, a pergunta que não quer calar: quando a criança começa a aprender a ler e escrever? Na verdade, desde o nascimento os pequenos são expostos à língua materna, ou seja, aos sons, mas é na escola que que efetivamente aprendem a ler e escrever. No entanto, isso não impede que os pais comecem a estimular seus filhos em casa, antes mesmo de começarem a frequentar a sala de aula. Há estudos que comprovam que muitas crianças se alfabetizam quando têm muito contato com as práticas de leitura e escrita, inclusive em situações não escolares.

Por isso, é importante aproximar os pequenos de livros e de outros tipos de material escrito, além de fazê-los entrar em contato com o próprio nome e o dos amigos a fim de que aprendam a reconhecê-los e escrevê-los. A contação de histórias é uma prática válida para a alfabetização inicial porque influencia positivamente no processo de aquisição da escrita.

As evidências são bastante fortes: ler muito com a criança, criar o gosto pela leitura, desenvolver o vocabulário, o conhecimento das letras (nome e forma), a consciência fonêmica, as habilidades motoras finas, estimular a escrita espontânea, etc.

De acordo com a pedagoga, Greice Rufino de Carvalho, em pesquisas realizadas por ela, “a criança se ampara nas vivências dos personagens para desenvolver as suas vivências, pois identifica-se com as experiências dos mesmos, desenvolvendo meios de lidar com seus problemas e dificuldades do dia a dia, onde por vezes facilitam a vida e o entendimento da criança na escola, na vida cotidiana e nas experiências que se encontrar durante sua vida toda, mexendo e aguçando seus valores, expectativas e com seus sonhos, fazendo com que a criança saiba lidar com conflitos, rotinas corriqueiras e desenvolvendo- se globalmente”, explica.

Então, que tal começar hoje mesmo essa experiência com o seu pequeno? Boa leitura!

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.