23 de maio de 2017

Virose. Se o seu filho ainda não teve, vai ter

Toda mãe já ouviu, no mínimo, uma vez do pediatra: é virose, vai passar em poucos dias.

Elas se conformavam com o nariz escorrendo, a diarreia, a febre, o mal estar, a inapetência e a imagem abatida da criança. Só que as coisas mudaram. Hoje, o conhecimento e a tecnologia evoluíram. Os médicos contam com recursos laboratoriais e de imagem capazes de fazer diagnósticos mais rápidos e seguros. Então, se algum pediatra lhe disser que é virose sem antes submeter seu filho a exames específicos, você deve exigir que o faça, e logo.

 

Qual o principal cuidado?

Lavar as mãos, sem dúvida nenhuma. No berçário e em casa também.

 

Chegou a hora de ir para a escola ou berçário

Mamães e papais, podem se preparar, pois é quando as crianças ficam mais expostas à infecção de vírus. Contra algumas delas existem vacinas. É o caso da gripe, rubéola, poliomielite, sarampo e caxumba, por exemplo. Para outras, não existe. Algumas podem ser tratadas com drogas antivirais. Não se podendo contar com elas, o tratamento será apenas sintomático. Antibióticos só devem ser introduzidos caso surjam complicações.

Retardar a entrada da criança na escola não garante que ela ficará livre das infecções, assim como não está certo mandá-la mais cedo para que pegue logo tudo o que tiver que pegar. A natureza não depende dessas escolhas.

 

E a gripe?

A gripe clássica é causada por vírus. O mais comum é o influenza e contra ele existe vacina. Isso não garante que nunca ficarão gripadas, porque os vírus sofrem mutações com muita rapidez. Consequentemente, o influenza deste ano não é o mesmo do ano passado nem o mesmo do próximo ano. De todo modo, é importante aplicar a vacina, pois torna a criança menos susceptível a infecções graves de vias aéreas.

 

E a bronquiolite?

Bronquiolite é um quadro pulmonar que acomete o bebezinho geralmente abaixo dos seis meses de vida, causado pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Quanto mais cedo o bebê for infectado, mais grave pode ser a doença. O principal sintoma da bronquiolite é a respiração difícil e acelerada. Por conta disso, o bebê mama menos e muitas vezes precisa ser hospitalizado para receber oxigênio e fazer inalação. Pode provocar um quadro pulmonar grave ou sintomas mais leves como coriza, febre baixa e tosse. Nesse caso, a criança pode ser tratada em casa.

 

Dicas

– A amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê proporciona maior defesa contra as viroses.

– Não esqueça de vacinar seu filho. Muitas das vacinas combatem alguns vírus que causam as viroses.

– Evite que a criança fique por muito tempo em lugares fechados e com muitas pessoas, principalmente no inverno.

– Desligue os aparelhos de ar-condicionado três vezes ao dia. Higienização do aparelho também é fundamental.

virose

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.