23 de setembro de 2015

Faça da refeição um momento divertido

São poucas as crianças que comem frutas, verduras e legumes de maneira espontânea na infância. Inserir esses alimentos no cotidiano dos pequenos é importante para garantir nutrientes saudáveis que ajudam no desenvolvimento físico e mental dos pequenos e também ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis.

alimentacao saudavel

Muitos pais sofrem diariamente com a resistência de seus filhos a experimentarem novos alimentos, porém é importante lembrar que o momento da refeição deve ser um momento divertido e prazeroso. Entre as dicas de especialistas está a de integrar as crianças na cozinha e pedir ajuda no processo de preparo dos alimentos para o almoço ou jantar. Outra sugestão é criar histórias lúdicas que induzam a novos hábitos. A forma como o alimento é preparado também deve ser avaliada e, em alguns casos, adaptações podem ajudar a resolver a negativa por um alimento.

Os principais inimigos das crianças são alimentos verdes, como brócolis e vagem, além do feijão. No entanto, é preciso entender de onde vem a rejeição visto que os pequenos não nascem não gostando de determinado legumes, por exemplo. A negativa de provar pode ter origem familiar, o pai ou a mãe não gostam de determinado alimento e não costumam oferecer, ou mesmo na escola em que a criança enxerga outros colegas rejeitando determinado alimento.

Lembre-se, você é determinante nas escolhas do seu filho. Portanto, ensinar bons hábitos alimentares também é uma manifestação de amor. Então, seja persistente, não desista no primeiro “não” que receber e, mais importante, a refeição não deve ser negociada por um brinquedo, por exemplo, pois atitudes como essas são extremamente negativas. Tente sempre deixar o prato o mais colorido possível, assim a criança fará a ingestão do maior número de nutrientes.

Tags:


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.