19 de julho de 2017

Adolescência do bebê. Sim, ela existe

Se o seu filho está com idade entre 1 ano e meio e 3 anos e começou a apresentar comportamento rebelde, provavelmente é porque ele está na adolescência do bebê. O fenômeno é comum e ocorre justamente quando a criança se dá conta de que é um indivíduo e luta para conquistar o seu espaço. Como? Gritando, batendo nos outros, atirando o que estiver à mão ou se jogando no chão, ou seja, se opondo ao pedido dos pais.

 

É possível evitar? Não, até porque esse período faz parte do desenvolvimento natural da criança. O importante é saber que existe e aprender a lidar de forma construtiva com a criança. Nem todas as crianças passam por isso.

 

O que fazer? Bem, é preciso muita calma e paciência para fazer a criança entender que este tipo de comportamento não leva a nada.  Em outras palavras, é preciso estabelecer limites.

 

E quando a criança se joga no chão ou grita em um lugar público?

Pensou em dar uma palmada ou puxar a orelha esqueça. Você precisa conversar com a criança antes mesmo de sair de casa. Ela precisa saber aonde vocês irão, o que vão fazer, o que pode ou não ser feito, o que espera dela. Jamais ceda às manipulações. Avise que somente irá conversar depois que ela se acalmar. Disciplina somente depois da birra. É sempre muito importante que a criança compreenda o que fez e o porquê de sua ação. Dar broncas e repreender na frente dos outros é constrangedor pra você e para a criança. Uma boa dica é chamar a atenção da criança para outra situação. Ignorar a birra costuma dar ótimos resultados. Mas se a pirraça persistir em local público, tire seu filho do ambiente sem irritação e sem conversar. Esta atitude mostrará desaprovação.

 

Existe alguma causa?

Essa fase é um período de grandes mudanças para a criança. É quando o pequeno começa a se dar conta que possui desejos e opiniões próprias com a necessidade de tomar decisões e fazer escolhas. Ainda não é uma ação consciente, mas uma tentativa de atender a esse desejo interior. Entretanto, ao mesmo tempo em que ter decidir, ainda tem muitas dificuldades, pois não tem maturidade suficiente. É uma experiência intensa emocionalmente e gera conflitos, pois, ao mesmo tempo em que a criança busca essa identidade, ela não quer desagradar seus pais.

 

E quando seu filho bate nas pessoas quando é contrariado?

Esse ato normalmente é a expressão do seu descontentamento, o que, no caso, não é aceitável. As crianças também ficam bravas, tristes, frustradas e chateadas — isso é natural do ser humano. Elas não sabem lidar com seus sentimentos, testam suas ações e constroem seus modos de agir. Ao longo da vida, elas vão aprendendo. Por isso, os pais não devem poupá-las de situações frustrantes e precisam explicar esses sentimentos, apontando caminhos. Se a criança bate em alguém, precisa ser contida. Os pais devem se abaixar na altura da criança, olhar fixo nos olhos e com voz firme conversar, explicando que se aquilo voltar a acontecer haverá consequências. Se a criança repetir o comportamento, você deverá cumprir o que falou.


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.