16 de setembro de 2016

Papai, chegou a hora da leitura!

Ler é uma poderosa ferramenta que permite conhecer e criar mundos e ideias. Por isso, é importante estimular e incentivar as crianças para que cresçam com o hábito da leitura. É fato que a concorrência com a internet, jogos e tantos outras tecnologias é grande, porém cabe aos pais apresentar e transformar esse momento em algo prazeroso e divertido.

leitura

Já nos primeiros anos é possível proporcionar momentos de leitura. De acordo com especialistas a atividade também permite estabelecer uma relação de fidelidade entre filhos e livros. Uma ideia é organizar o dia a dia dos pequenos de modo a criar horários para tudo, inclusive ler.

E que tal o pai assumir essa responsabilidade? Com isso definido é preciso atentar para alguns aspectos importantes:

1 – Crie em casa um espaço só para os livros infantis, em que a criança poderá se acomodar com conforto para ler a qualquer momento.

2 – Ao escolher um livro, o pai precisa compreender que está trazendo à tona valores que pretende passar para a criança.

3 – O prazer da leitura deve ser prioritário, portanto evite transformar esse momento em algo mecânico, obrigatório.

4 – Ler uma história com alguém é uma atividade de troca de opiniões, impressões e afetos. Por isso, não deixe de ler com seu filho só porque ele já sabe fazer isso sozinho.

5 – É fundamental estipular horário para a leitura: 30 minutos por dia, ou, então, um número definido de capítulos, por exemplo. Esse ritual tem de se tornar prioridade, mesmo que a atenção da criança seja desviada constantemente dos livros por inúmeras atividades.

6 – Interessante que o pai informe a escola dos livros que estão sendo lidos. Com os dados atualizados, cabe aos pais acompanhar a narrativa de cada livro, revezando a leitura dos capítulos com a criança, por exemplo.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.