8 de junho de 2017

Suco de frutas só depois de 1 ano de idade

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de 1 ano de idade. Isso mesmo. A informação causa espanto para muitas mães, que aprenderam que suco natural é sinônimo de saúde. Mas a verdade é que eles não trazem benefícios nutricionais para os bebês e, por isso, devem ser evitados. Os sucos têm alto índice de açúcar e calorias vazias, que só colaboram para aumentar as taxas de obesidade e problemas dentários. O ideal é dar a fruta para ser consumida in natura, pois em forma de suco acaba perdendo as fibras e alguns nutrientes no processo de preparo. A partir do 6º mês de vida, a papa de fruta é a melhor pedida para o consumo e a medida são duas papas por dia.  Vale lembrar que nada precisa ser adoçado, porque a fruta já é doce.

 

A defesa é da Academia Americana de Pediatria, seguida pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que acaba de publicar novas diretrizes em relação ao consumo de sucos de frutas por crianças com menos de 1 ano. A ingestão deve acontecer de maneira gradual e limitada, não devendo ultrapassar os 120 ml diários. Isso para crianças de 1 a 3 anos de vida. De 4 a 6 anos o recomendado é 175 ml, e na faixa de 7 a 18 anos, o ideal é 250 ml.

 

Ainda é comum consultórios pediátricos indicarem suco de frutas como uma das refeições da criança. Não é proibido, mas se administrados, que sejam dados no copo, de preferência após as refeições principais, e não em substituição a estas, com a finalidade de melhorar a absorção do ferro presente nos alimentos como feijão e folhas verde-escuras.bebe-suco-principal


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.