18 de janeiro de 2019

Os cuidados com a saúde bucal do bebê

A saúde bucal do bebê requer atenção desde os primeiros dias de vida e esses cuidados terão impacto por toda a vida, pois fazer exames básicos permitem detectar doenças e má-formações.

Entre os seis e os 10 meses de vida, surgem os primeiros dentes, que despontam na parte inferior ou superior da boca. É um pontinho branco na gengiva e após a erupção dos dentes de leite, a higiene bucal precisa ser iniciada.

É importante que os papais de primeira viagem saibam que a boca mal higienizada permite a entrada de bactérias e os bebês podem desenvolver a cárie de mamadeira, devido ao acúmulo de açúcares do leite e dos sucos de frutas.

As consequências são dor e isso poderá prejudicar as refeições, o que torna o crescimento da criança mais lento. Em casos mais graves, a cárie pode destruir completamente a coroa dentária.

A especialidade que trata desse assunto é a odontopediatra, ou seja, trata-se de um profissional habilitado não só para avaliar problemas de dentição, como alterações na arcada dentária do bebê, mas também para orientar quanto ao uso de mamadeira, hábitos dietéticos e higienização bucal antes do surgimento do primeiro dente de leite.

dentição

Saiba como fazer a higiene bucal e a limpeza dos dentes

Em um pano limpo ou gaze de algodão umidificada com água filtrada enrole o dedo indicador. Também existem dedeiras de silicone no mercado apropriadas para a limpeza das gengivas. Esfregue as gengivas do bebê de maneira suave. A limpeza favorece o estabelecimento de uma microbiota saudável e faz com que o processo de irrupção dos dentes decíduos se dê em um meio limpo, sem resíduos alimentares e placas bacteriana.

Cuidados alimentares para bebês

Antes dos seis meses não deve haver complementos ao leite materno. O aleitamento materno exclusivo durante esse período, sem água, chás ou outros líquidos é importante para o fortalecimento da arcada dentária e para a imunidade do bebê.

A Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) recomenda evitar a utilização de açúcar nos dois primeiros anos de vida. Não dê líquidos adoçados, como achocolatados, refrigerantes ou chás, e limite a ingestão de sucos não adoçados a no máximo 150 ml por dia.

 

NÃO DEIXE DE CONFERIR TAMBÉM O POST: OS DENTES DO SEU FILHO ESTÃO NASCENDO? SAIBA AMENIZAR AS DORES

Tags:, , , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.