7 de maio de 2017

Já sei engatinhar. E agora?

Se antes a rotina dos pais já era considerada conturbada e movida pelas necessidades do bebê, agora que ele está engatinhando, ou seja, começando a explorar o mundo a sua volta, os cuidados são ainda maiores. O que fazer? Que cuidados tomar?

Começa agora uma fase ainda mais cansativa e trabalhosa e que precisa de um olhar muito mais atento. Afinal, esse ser engatinhante e curioso não tem noção alguma de perigo. Além do mais, parece que tudo o que oferece maior risco é mais atrativo. Quem nunca surtou ao ver um bebê largar o brinquedo que parecia o preferido para mexer na tomada, se pendurar no balcão da TV ou abrir portas? Isso significa pegar, cheirar, lamber, moder, puxar e tantas outras peraltices que só o bebê consegue fazer.

Então, a dica é tomar algumas medidas preventivas para garantir a segurança do pequeno e o sossego dos pais (se é que isso é possível…). Relacionamos aqui apenas algumas, mas já formam uma importante lista para tornar nossa casa mais segura para as crianças.

 

Instalar redes de proteção nas janelas e sacadas

Eles adoram se pendurar e escalar parede, sofás, cadeiras, balcões. As redes são imprescidníveis, especialmente para quem mora em uma casa com mais andares, sobrado ou apartamento.

 

Proteger tomadas e fios

Os buraquinhos das tomadas são alvo certeiro dos pequenos. A solução é bem simples. Basta colocar aqueles protetores de plástico, fechando os buracos.

 

Instalar portões ou grades de segurança

É preciso restringir o acesso aos locais de maior perigo ou incidência de acidentes domésticos, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço. O perigo de queimaduras e inalação de produtos de limpeza está sempre e presente e não queremos que isso aconteça com nossas crianças.

 

Proteger as escadas com grades de segurança

Escada é sempre é um perigo. É importante que o sistema de fechamento e abertura seja eficaz, para que somente os adultos consigam desativá-lo.

 

Travas em armários e gavetas

A dica é ainda mais indicada para a cozinha, onde estão facas, tesouras e afins, sem contar na probabilidade de o bebê prender os dedinhos.

 

Restringir o acesso ao fogão

Com o fogão não tem outro jeito. A solução é restringir o acesso mesmo. Pode ser com uma grade de proteção ou se tiver porta o melhor é mantê-la fechada.

 

Toalhas de mesa

Usar toalhas pequenas. Assim, os arteiros de plantão não podem puxar ou se pendurar.

 

Banheiros

É só esquecer a porta aberta que eles vão direto para o cesto lixo ou para o vaso. Além das questões de higiene e bactérias, o vaso ainda representa perigo de afogamento. O ideal é nem entrar no banheiro, mas uma solução é colocar trava na tampa do vaso.

 

Altura do berço

Quando o bebê senta sozinho já é recomendado deixar o estrado do berço o mais baixo possível. Ele vai se pendurar e logo estará saindo do berço.

 

Objetos de decoração, plantas, vasos, livros

Se você não gostaria de ver suas coisas quebradas é melhor retirar esses objetos do ambiente. Dizem que é bom deixar uma coisa ou outra para ensinar limites à criança. Há também quem aposta na paciência e persistência de explicar o que pode e o que não pode ser tocado.

 

Ah, e quando forem passear de carro não esqueça de travar a porta traseira do lado em que o bebê está sentado, na cadeirinha, é claro. Assim, ele não vai conseguir abrir a porta por dentro.

 

Claro que não podemos prender nossos filhos numa bolha. Afinal, eles precisam descobrir o mundo e, para isso, a experiência é o que vale. Entretanto, esses e outros cuidados fazem parte deste processo.

 

Corre lá! Vai ver o que o seu bebê está aprontando!engatinhar


2 Comentários

  • Amanda Nunes9 de julho de 2017

    Amei

    • Diários da Mamãe27 de julho de 2017

      😉


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.