20 de dezembro de 2016

Cuidado com as crianças nas festas de fim de ano

Fim de ano é momento de confraternizar com a família e amigos e esses eventos podem bagunçar a rotina dos pequenos. O sol forte do verão, o barulho dos fogos, a mudança de ambiente são fatores que podem deixar a criança estressada, por isso é preciso tomar alguns cuidados para aproveitar esse período do ano. Confira algumas dicas:

fogos-de-artificio1

1 – No Natal e no Ano Novo o jantar geralmente é estendido além do horário tradicional, por isso é preciso atentar para não comprometer as refeições do pequeno. Outro ponto importante é não fugir do cardápio que a criança está acostumada, então frutos do mar e carne de porco estão fora de questão, já que o intestino do bebê ainda não está maduro o suficiente para digerir esse tipo de alimento.

2 – Sono é fundamental para qualquer criança, sendo assim, no dia 31, procure estender a soneca da criança para que ela aguente ficar acordada até a meia-noite e não seja acordada com o barulho dos fogos.

3 – Por sinal, não é recomendado ficar com bebê menor de um ano durante a queima de fogos já que o barulho pode incomodá-lo. Uma forma de protegê-los é usar protetores auriculares.

4 – Natal e Ano Novo são períodos de calor, portanto cuidado com a desidratação. Ofereça líquidos como água e sucos.

5 – Verão também exige cuidados com o sol. Queimaduras do sol são muito comuns nessa época do ano. Portanto, atenção redobrada. No bebê de até seis meses não é indicado a aplicação de protetor solar, dessa forma chapéu e roupinhas longas contribuem para evitar a exposição solar. Após os seis meses, o protetor solar é fundamental, inclusive com a reaplicação a cada duas horas.

Os cuidados acima ajudarão você e o seu bebê terem um fim de ano mais tranquilo e seguro.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.