Skip to content
Menu
Diários da Mamãe
  • Gestação
  • Primeiro ano
  • 1 a 6 anos
  • Acima de 6 anos
  • Diários do papai
  • Fale conosco
Diários da Mamãe Diários da Mamãe

A importância da amamentação para o bebê

Posted on 23 de outubro de 20157 de dezembro de 2015

Sem dúvida, o leite materno é a principal fonte de nutrientes, tanto que os especialistas recomendam que a criança seja alimentada exclusivamente com ele até os seis meses de vida. Mesmo depois de começar a introduzir alimentos sólidos é indicado, se possível, dar continuidade ao aleitamento.

amamentação
É verdade que para algumas mães, especialmente de primeira viagem, a experiência de amamentar no peito não é nada prazeroso. Alguns imprevistos podem acontecer, como sentir muita dor, o leite empedrar e o bico do seio rachar. O melhor é buscar orientação médica quanto ao melhor caminho a tomar.
O leite materno é fonte de várias substâncias que fortalecem as defesas do bebê. É no colostro, por exemplo, que estão poderosas substâncias como a imunoglobulina IgA, um anticorpo que se espalha pela mucosa intestinal infantil formando uma barreira bioquímica que impede a penetração no organismo de bactérias perigosas. O oligossacáride é um açúcar que estimula a proliferação de uma flora intestinal também disposta a combater tais bactérias.
Ao amamentar, a mãe injeta no organismo do bebê milhões de glóbulos brancos, a principal célula de defesa do nosso corpo. Estudos mostram que o leite materno possui anticorpos que protegem a criança contra infecções, entre elas gastroenterites, doenças respiratórias, infecções urinárias e otites. Por isso é imprescindível que a mulher se alimente de forma saudável por meio de um cardápio balanceado, evitando a ingestão de álcool e de cigarro e moderação no café.
Outro motivo para a mamãe amamentar é a economia de tempo de lavar, esterilizar, preparar e carregar mamadeira, além disso esse leite não tem custo, ou seja, auxilia no orçamento familiar visto que fórmulas infantis são caras.
E quando parar? Não há uma regra. A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva por seis meses, mas ela pode durar dois anos ou mais, tudo dependerá da disponibilidade de leite e do tempo da mamãe.

2 thoughts on “A importância da amamentação para o bebê”

  1. Pingback: 3º mês do bebê tem novidades, descobertas e estímulos ⋆ Diários da Mamãe
  2. Pingback: O complexo processo de amamentar ⋆ Diários da Mamãe

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2025 Diários da Mamãe | WordPress Theme by Superb WordPress Themes