3 de fevereiro de 2016

3º mês do bebê tem novidades, descobertas e estímulos

A cada dia uma novidade. De agora em diante será assim. Seu bebê está com 3 meses e ele já possui maior coordenação de braços, pernas e mãos. A visão também já está mais aguçada e ele consegue se relacionar com quem está próximo, podendo balbuciar, sorrir e olhar para as pessoas.

3 meses

Nesse período, o sono começa a regularizar e alguns bebês já podem dormir a noite toda enquanto outros que estão sob alimentação exclusiva de leite materno podem ainda acordar a cada 3 horas para mamar. Em média, serão 15 horas por dia de sono. Importante deixá-lo sempre limpinho para que o sono seja o mais agradável possível. Por sinal, a higiene e boas horas de sono são fundamentais para melhorar os cuidados com a imunidade do pequeno.

As descobertas por parte do pequeno também são infinitas. A partir de agora começa a perceber as mãos e as leva à boca. Os chutes também ficam mais firme e ele já pode ser sustentado em pé, com os pés no chão para fazer força.

Quanto à audição e linguagem, o bebê de 3 meses começa a manter contatos sociais, ouve música e emite sons. Portanto, é fundamental que seja realizado o máximo de estímulos verbais, por meio de palavras e sons. Sem dúvida, a voz da mãe é o som favorito.

Confira algumas brincadeiras que podem ser úteis para estimular e aumentar o vínculo com o bebê:

– Deixá-lo levar a mão à boca para que ele comece a se interessar em pegar objetos;

– Estimulá-lo para que levante mais a cabeça e o tronco também é uma atividade interessante. Para isso, é possível deitá-lo de barriga para baixo e se colocar à frente agitando um brinquedo em um nível mais alto para que ele tente se erguer.

– Outra sugestão é, de vez em quando, deixar o bebê numa posição mais levantada, para que ela veja o mundo à sua volta;

– Cantar, ler livros e conversar ajuda a desenvolver a audição e aumentará o vínculo afetivo;

– Não deixe de tocar e massagear o bebê;

– Brinque de forma que ele possa responder os seus sons e gestos;

– Não esqueça que qualquer brinquedo para o bebê com três meses deve ser grande, sem pontas, sem tinta para que não seja absorvida pela boca e firmes para não serem quebrados facilmente. Evite bichinhos de pelúcia, pois podem desencadear alergias.

– Passear também deve entrar na lista. Passeios diários ajudam a aguçar a curiosidade, a visão e o aprendizado. Dê preferência pelos horários da manhã, por volta das 8h e no final da tarde a partir das 17h.

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.