14 de outubro de 2016

10 motivos para você massagear seu bebê

Vamos combinar, massagem é tudo de bom, não é? E não poderia ser diferente nos bebês. Além de aprofundar o vínculo entre mãe e filho, estudos mostram indícios que a massagem desencadeia alterações no sistema nervoso central, que teriam como reflexo a ativação ou modulação das defesas da criança. Comprovados os estudos ou não, fato é que massagear regularmente o bebê é uma forma de estímulos sensoriais, para o crescimento, desenvolvimento, comunicação e aprendizagem do pequeno.

Masseuse massaging 5 months infant

A terapia de massagem é uma das formas mais antigas de tratamento, com evidências de seu uso na China, Índia e Egito há mais de dois mil anos. Então, não há como negar que o contato é importante. Em muitos hospitais e maternidades, os recém-nascidos são colocados no tórax ou abdome da mãe para o maior contato pele a pele possível. Essa proximidade ajuda a acalmar a respiração do pequeno.

Antes de iniciar a massagem, prepare uma superfície quente e plana para deitar o bebê e aplique nas palmas das mãos um pouco de óleo para bebê ou óleo vegetal puro e esfregue as mãos para aquecê-las e também o óleo. Preste atenção à reação do bebê: se ele demonstrar não gostar, tente um toque mais leve, ou pare simplesmente.

Confira como massagens regulares podem ajudar você e seu bebê a criarem vínculos:

1 – Acalma o bebê e reduz o choro.

2 – Ajuda na digestão e no alívio de cólicas, gases e constipação.

3 – Aumenta o ganho diário de peso.

4 – Melhora a adaptação do bebê ao sono da noite e ajudá-lo a dormir mais profundamente.

5 – Alivia a congestão nasal e o desconforto da dentição

6 – Ajuda a desenvolver o tônus muscular, a coordenação e a flexibilidade.

7 – Aumenta a consciência corporal.

8 – Estimula o sistema imunológico.

9 – Melhora a textura da pele.

10 – Amplia sua autoconfiança para lidar com o bebê.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.