15 de novembro de 2018

Passei das 40 semanas de gestação: e agora?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e após a 42ª semana é considerado pós-termo.

barriga

Em ambos os casos, os riscos de complicações aumentam. No entanto, é preciso controlar a ansiedade, mantendo uma relação de segurança e confiança com o obstetra. A partir da 40ª semana e um dia, os cuidados e o acompanhamento médico devem ser redobrados. A gestante deve ser submetida a exames, como o ultrassom, que detecta os níveis de líquido amniótico, e a cardiotocografia, que registra os batimentos cardíacos do bebê, junto com suas contrações, por alguns minutos.

O que começa a acontecer após a 40ª semana é que a placenta envelhece e a troca de oxigênio e nutrientes entre mãe e filho piora. O mecônio é um dos sinais de que o parto está passando da hora. Ou seja, quando a placenta envelhece faz com que o corpo do bebê relaxe e libere o cocô, também conhecido como mecônio, podendo ser aspirado, grudar na traqueia e dificultar a respiração.

 

Decisões

Existem três opções para as mamães que passaram da 40ª semanas. São elas:

– Aguardar e nesse caso é fundamental o acompanhamento, por meio de exames para verificar as condições do bebê.

– Induzir o parto normal, sendo que tudo dependerá das condições do colo uterino e do posicionamento do bebê. Se a indução não der certo, pode ser realizada uma cesariana de emergência.

– Optar pela cesariana.

 

Vantagens e desvantagens

A vantagem em aguardar um pouco mais, no caso de gestantes de baixo risco, é o aumento das chances de entrar em trabalho de parto.

No entanto, a grande desvantagem é que aguardar não significa que o parto será normal, ou seja, quanto mais a gestação se estende, mas difícil de obter resultados claros que assegurem a saúde do bebê.

Tags:, , , , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.