11 de agosto de 2016

Chegamos à 11ª semana de gestação

Oba! Esse é um período muito aguardado para boa parte das gestantes, o primeiro ultrassom obrigatório. E com esse exame que o médico terá informações importantes, entre elas se a gestação é de gêmeos, qual o tamanho do bebê e corrigir a data provável do parto de maneira detalhada.

11 semanas gestação

Com 11 semanas, os órgãos vitais do bebê estão completamente formados. Ele está com cerca de 4 ou 5 centímetros e aproximadamente 7 gramas de peso. O fígado, os rins, os intestinos e o cérebro estão completamente formados e funcionando, com exceção dos pulmões que ainda precisam ‘amadurecer’ e funcionarão com o nascimento. O coração de um feto bate duas vezes mais rápido do que o da mamãe, entre 120 a 160 batimentos por minuto.

Para as mamãe, a 11ª semana acabou de chegar, mas ela pode ter a impressão de não sabe se está gravida ou apenas um pouco acima do peso. Enquanto para algumas mulheres a barriga já fica evidente logo de cara, para outras isso pode demorar um pouco mais. O rosto redondo da gestante pode revelar as mudanças em função dos sinais hormonais, como da progesterona.
Os enjoos e, consequentemente, a sensação de mal-estar começam a diminuir, com exceção dos enjoos matinais que podem ser persistentes. Os principais incômodos da gravidez deverão ser mais rápidos ou praticamente desaparecido.

Além do ultrassom, nesse momento, o médico pode sugerir que seja feito o exame de translucência nucal, também por ultrassom, para detectar sinais de problemas genéticos. Esse exame é realizado entre a 11 e a 14 semanas de gestação, e os resultados são avaliados em conjunto com os do ultrassom.

Ah, não esqueça, beba muita água, evite os refrigerantes, os sumos naturais em excesso e mantenha uma dieta equilibrada. Prossiga na sua rotina de exercícios físicos, isso é muito importante.

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.