30 de janeiro de 2017

16ª semana de gravidez

A partir de agora é só expectativa para tentar saber o sexo do bebê e um ultrassom pode ser elucidar o mistério. As 16 semanas de gravidez marcam o quarto mês de gestação e lembre-se: o pré-natal é muito importante, para você, mas principalmente pelo bebê que ainda tem as pálpebras fechadas, tem o ouvido interno já totalmente formado e começa a ouvir sons, por isso, você já pode cantar e colocar músicas para acalmá-lo.

16a-semana-de-gestacao

Nessa fase as sobrancelhas começam a aparecer e os lábios ganham o contorno bem nítido. Os músculos já estão formados e totalmente ativos e a pele é tão fina que é possível enxergar todas suas veias e vasos sanguíneos. Nessa fase, o tamanho do bebê, da cabeça ao bumbum, deve variar de 108mm a 125mm e pesar aproximadamente 85g.

Você também começa a perceber mais mudanças, entre elas a redução do sono incontrolável do primeiro trimestre, mas, em compensação, o apetite aumenta, por isso é bom redobrar os cuidados com a ingestão de alimentos. Dessa forma, ter consciência dos alimentos que estão no cardápio e o que eles oferecem para a sua saúde e ao desenvolvimento do seu bebê são muito importantes. Buscar orientação de um profissional pode contribuir para uma alimentação equilibrada nos próximos meses.

Outras alterações poderão ser perceptíveis como o aumento e a sensibilidade dos seios que já se preparam para a amamentação. Nesse período, em alguns casos, já é possível apertar e conferir um líquido branco saindo dos mamilos. Também já está mais do que na hora de comprar sutiãs confortáveis e firmes.

Conforme o bebê cresce, a placenta e o útero também expandem. Para ter uma ideia, há seis semanas o útero pesava 140 gramas, agora, está quase o dobro, pesando 250 gramas. A quantidade de líquido amniótico em volta do bebê também é maior, no momento há cerca de 250 ml de líquido.


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.