28 de novembro de 2016

14ª semana de gravidez

Uma penugem superfina começa a surgir em todo o corpo do seu bebê, como o cabelo e sobrancelhas. Agora ele tem cerca de 56 g e tem de 8 a 10 cm de comprimento. Alguns músculos também já começam a funcionar, como movimento dos dedos e face. Em alguns dias, os braços estarão alargados, criando proporção com o resto do corpo.

14-semanas-de-gestacao

O cordão umbilical, responsável por levar o alimento e o oxigênio ao bebê, já está bem desenvolvido, assim como os órgãos sexuais estão bem definidos e já é possível verificar através do exame de ultrassom. Por falar nisso, as 14 semanas de gravidez, é o limite para realização do exame de translucência nucal, que permite saber o risco do bebê ter a Síndrome de Down.

Nesse etapa, o risco de aborto é pequeno, então já pode sair contando por aí a novidade. Até porque as alterações físicas começam a ficar perceptíveis com uma silhueta mais redonda e a barriga pode começar a ser notada. Provavelmente nessa fase precisará de sutiã para grávidas e de calcinhas grandes e confortáveis.

Os sintomas da gestação variam muito de cada pessoa, mas, é provável, que você se sinta mais esperta e com mais vigor do que nos três primeiros meses de gestação. Sim, pode ser comum enjoos e se você ainda está se sentindo muito mal, converse com o obstetra.

A partir do segundo trimestre de gravidez, boa parte das mulheres considera o mais prazeroso, pois fica mais fácil dormir e a barriga não está grande demais para impedir uma boa movimentação. Aproveite esses meses intermediários para nadar, caminhar e fazer atividades aeróbicas de baixo impacto. Não esqueça também de manter uma dieta equilibrada e em caso de dúvida procure uma nutricionista.

É uma boa hora para definir aspectos práticos do pós-parto, como a licença-maternidade e com quem seu filho ficará quando você voltar ao trabalho. Troque uma ideia com amigas que já passaram por isso e podem ter boas sugestões.

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.