5 de outubro de 2016

12ª semana de gravidez

Ao final da 12ª semana de gestação, o desenvolvimento do seu bebê está praticamente chegando ao fim com todas as partes do corpo formadas, até mesmo os órgãos sexuais, apesar de ainda não ser possível determinar se é uma menina ou um menino. Quanta ansiedade, não é?

12-semanas

O rostinho do pequeno apresenta uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas cerca de 6 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum e pese menos de 15 gramas. Os olhos já se aproximaram um do outro e a orelhas estão quase na posição normal. Sim, ele já se mexe, no entanto, você ainda não consegue sentir os movimentos.

Em se tratando do funcionamento interno, o fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga. Já as células nervosas fetais se multiplicam rapidamente e as conexões neurológicas no cérebro estão se formando.

Os reflexos do bebê estão mais afiados, dessa forma, se algo encosta na palma da mão, os dedos fecham; se sentir qualquer coisa estranha na sola do pé os dedos se curvam; e, se alguma coisa encostar nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

Lembre-se, você está entrando no segundo trimestre e o médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. A partir de agora as roupas precisam ser cada vez mais largas, porque a barriga começará a ganhar forma e você poderá mostrá-la com orgulho.

Os enjoos diários podem começar a desaparecer e o apetite vai voltando aos poucos, sendo assim, é fundamental uma dieta saudável que contenha carnes, frango e peixe (proteína), legumes e frutas (vitaminas e minerais) e laticínios (cálcio para ajudar no desenvolvimento do bebê). Mas atenção, comer por dois não significa comer o dobro. Se for preciso, procure orientação profissional adequada.

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.