19 de outubro de 2016

Tal pai, tal filho: muito além das semelhanças

A relação amigável e de confiança entre pai e filhos, assim também como entre mãe e filhos, são fundamentais desde a infância. A proteção e os ensinamentos com o passar dos anos permitirão que a criança cresça com valores e princípios para se tornar um adulto íntegro. Porém, para que as boas intenções saiam do imaginário e se tornem concretas é preciso que o pai seja tome atitudes e tenha consciência de que será o modelo a ser seguido.

tal-pai-tal-filho_2

O ditado ‘Tal pai tal filho’ vai muito além das semelhanças, ele passa por uma série de situações do dia a dia que exigem cuidados. Por exemplo, do que adianta o pai obrigar o pequeno a comer legumes se ele mesmo não gosta? Ou então limitar horários para assistir televisão se ele passa o final de semana inteiro sentado em frente ao aparelho?

Dessa forma, a importância da paternidade permeia também por esse tipo de transmissão de cuidados. Sim, é preciso ser exemplo em tudo para poder cobrar do seu filho. Inclusive, um ponto importante é não fazer promessas se não conseguir cumprí-las. As crianças têm boa memória e mais cedo ou mais tarde elas lembrarão daquele passeio prometido em caso de boa nota na escola, da pizza se o quarto estiver organizado, etc.

Lise Bourbeau, autora canadense especialista em comportamento humano, explica que os pais costumam fazer promessas para os filhos, algumas vezes sem se dar conta do quanto isso é sério para as crianças. “Promessas não cumpridas geram um sentimento de desconfiança permanente que vai ser levado para outros relacionamentos, até mesmo os amorosos. Além disso, crianças que não conseguem confiar nos pais podem se transformar em adultos controladores. Como nem tudo na vida pode ser controlado, a pessoa pode se sentir nervosa e irritada em situações do dia a dia que poderiam ser facilmente resolvidas”, conclui a especialista.

 

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.