12 de dezembro de 2018

A modernidade e o papel do pai

Com o passar das décadas, a maior igualdade de gêneros e a inserção das mulheres no mercado de trabalho geraram transformações significativas na criação dos filhos e o homem foi inserido de forma muito mais participativa. Desde a gestação, os pais vêm compartilhando responsabilidades para o desenvolvimento saudável da criança e estabelecendo vínculos afetivos: participando da primeira consulta, dos exames, do parto, do banho, da troca de fraldas, do ninar.

O que mudou consideravelmente com o passar dos anos é o tempo cada vez mais escasso, devido ao trabalho e compromissos. O tempo pode ser escasso, mas o que importa é que os momentos de convívio com a criança devem ser intensos, com qualidade. Simples gestos, como saber como foi o dia, o que a criança está estudando ou mesmo levar para atividades extracurriculares, ler uma história antes de dormir, brincar ou praticar algum esporte em dupla são práticas que ajudam no relacionamento, nos vínculos de confiança entre pais e filhos.

Desde o nascimento da criança, os homens precisam compartilhar com as mães funções e essa relação permite uma ligação constante. E quando eles crescerem, a dica é optar pelo diálogo franco, respeitando a inteligência dos filhos, mas mostrando o que é certo e errado.

child-355176_960_720

Conceitos como responsabilidade, trabalho coletivo e respeito a regras devem ser trabalhadas conforme a evolução da criança e elas poderão ser realizadas de forma leve, por meio de jogos, por exemplo.

A modernidade impõe desafios, agendas apertadas, mas também amplia possibilidades, quebra barreiras, assegura mais informações.

Tags:, , , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.