16 de março de 2018

Medo de dormir sozinho: dicas para solucionar esse problema!

Vamos ver se você também se identifica, o seu filho pequeno chorando e trazendo para a nossa cama! Depois, a dificuldade de tirar é ENORME não é mesmo? O medo de dormir sozinho dificulta demais esse processo.

 

E chega uma hora que isso fica bem difícil, os pequenos não são mais tão pequenos assim e ocupam quase toda a cama! E nessa hora é importante mostrar como é bom ter o seu espaço e que os pais também merecem um conforto né?!

 

LEIA TAMBÉM: SAIBA COMO MONTAR O CANTINHO DA LEITURA DO SEU FILHO!

Ai começa todo o estresse! Mas, para te ajudar separamos algumas dicas que vai solucionar o medo de dormir sozinho do seu filho! Confira!

 

Nunca desmereça seus medos

 

Por mais que saibamos que não existem os monstros debaixo da cama e que nada de ruim vai acontecer, eles realmente acreditam nisso! Por isso, nunca desmereça o que eles sentem! Mostre que nada vai acontecer e que você está ali para protegê-lo não é mesmo? Faça-o se sentir seguro e não o contrário!

 

Isso é fundamental para a desconstrução desse medo de dormir sozinho.

 

Dialogue para entender

 

O dialogo é muito importante! Para isso, converse bastante sobre os seus medos e os motivos disso existir, talvez vá perceber que algum fato o deixou assim e a desconstrução será natural.

 

Durante toda a conversa o encoraje, a confiança é crucial!

 

Use a criatividade

 

Por que não apostar na criatividade para tirar o medo de dormir sozinho das crianças? Assim como no dia a dia utilizamos a criatividade para construir histórias e brincadeiras, nessa hora também funciona bastante! Procure criar fatos positivos para o quarto, talvez que ali é um castelo e ele é o príncipe ou a princesa, crie histórias para isso e reconstrua o seu medo para algo positivo.

 

LEIA TAMBÉM: GERAÇÃO Z: SEU FILHO É UM NATIVO DIGITAL!

Dicas extras:

 

Outros fatos são fundamentais para criar uma nova leitura da hora de ir dormir. Procure não ficar ligado na televisão e celular depois do jantar, deixe as luzes mais apagadas e procure trazer leveza para o ambiente! Quem sabe não precisa, pelo menos no começo, só levá-lo para o quarto já dormindo! É uma boa estratégia de mostrar que a criança já está crescida e dormiu sozinha!

 

Ah, não se esqueça de elogiar bastante o seu feito no dia seguinte! E aí o que achou das dicas para acabar com o medo de dormir sozinho? Deixa pra gente nos comentários!

 


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.