25 de agosto de 2017

Geração Z: seu filho é um nativo digital

Seu filho é daqueles que não consegue assistir um comercial de 2 minutos sem desviar o foco? Provavelmente ele pertence à Geração Z, a nova geração de pessoas, que estão transformando a maneira de agir e pensar.

É muito bom entender que mudanças são importantes e, assim como as crianças estão mudando, o mundo também está. Hoje, vivemos um novo momento em que a tecnologia está presente em quase todos os nossos afazeres, mas precisamos colocar alguns limites em nossos filhos, pois junto da tecnologia veio à necessidade de estar online 24h por dia, o que pode atrapalhar atividades que necessitam concentração e maiores esforços.

Por isso, preparamos esse post especial. Que irá ajudar a conhecer mais sobre a Geração Z, suas características e como colocar limite quando necessário.

LEIA TAMBÉM: Conheça 7 dicas para lidar com a desobediência das crianças

Saiba o que é a Geração Z:

A geração Z começou a partir dos anos 2000, diferente da anterior que era conhecida como geração Y é marcada pelas pessoas mais antenadas as tecnologias e inovações que tiveram um grande bum nessa época. Se compararmos uma com a outra fica bem claro essa diferença, as pessoas que nasceram na virada do século são mais rápidas quando se trata em tecnologia e consegue se adaptar e interagir com mais facilidade.

Mas vamos ao nosso assunto diário, o seu filho com certeza faz parte dessa geração. Muito diferente da gente, certo? O que ouço bastante são dúvidas e preocupações sobre o comportamento e como usar a tecnologia como uma aliada e não inimiga. Por isso, continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas.

Ele pode mexer toda hora no celular/computador?

Sabemos que é muito difícil controlar a geração Z quando tocamos no assunto celular e computador. Mas, é preciso entender que existe hora para tudo, ou seja, existe hora para brincar, para tomar banho e claro, para mexer no celular e computador. Portanto, converse com a criança e vai inserindo esses horários, é muito importante que seja natural, assim não terá estresse e brigas desnecessárias.

LEIA TAMBÉM: Criança independente sim, mas sem pular etapas

Quando dou um celular para meu filho?

Primeiro passo é entender a necessidade de ter um aparelho celular. Sabemos que a geração Z praticamente nasceu mexendo em um, mas é preciso compreender o real motivo de possuir. Segundo pesquisas apontam que somente 14% das crianças entre 5 e 9 anos possuem um de fato, isso mostra que não são todas com o seu próprio aparelho.

Por isso, fica a critério de cada pai dar o celular para o seu filho. O mais importante é saber controlar o seu acesso e dar limites para não atrapalhar as atividades do dia a dia.

Conversem com as crianças:                               

O melhor conselho que podemos dar é manter uma amizade saudável com o seu filho. Entender que as gerações são diferentes e cada um tem uma peculiaridade e singularidade. Assim como foi difícil para os nossos pais se adaptarem as mudanças que ocorreram, é difícil para gente. Mas, aproveite e traga sempre os filhos para o seu lado, assim saberá o que acontece em sua vida e viverão em harmonia.

Ah, a geração Z já pode estar com seus dias contados. Estudos apontam uma nova geração de pessoas, a alpha! Portanto, vamos nos adaptar!

LEIA TAMBÉM: Saiba porque é importante estimular seu filho

Gostou do nosso post sobre a geração Z? Ficou com alguma dúvida? Deixe para gente nos comentários.


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.