1 de dezembro de 2016

Férias: mudança na rotina das crianças

Período de férias é sempre um momento difícil para os pais, pois nem sempre é possível coincidir o tão desejado período de descanso com os pequenos para viajar. No entanto, que tal transformar as horas vagas e os momentos em casa mais divertidos e criativos? O período de férias das crianças deve ser de descanso, por isso é fundamental que os pais sejam mais flexíveis e garantam um rotina diferenciada do restante do ano.

ferias-2

Acordar um pouco mais tarde, alterar os horários das refeições, brincar além do horário convencional e fazer outras atividades prazerosas são importantes. De acordo com Maria Luiza Bustamante, do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, férias precisam de mais tolerância em horários e nas atividades.  Mas, atenção, computador e videogame devem ser monitorados e as crianças precisam ter limite de uso. É fundamental estimulá-los a fazer outras atividades que não seja ficar sentado no sofá o tempo todo.

Confira 5 dicas de como manter a rotina das crianças durante as férias

  1. No caso do banho não é preciso fixar horários, dê um pouco mais de liberdade;
  2. Determinar regras antes de começar as férias pode ajudar;
  3. Fazer com que as crianças mudem o ambiente é importante, portanto, planeje visitas a casa dos avôs, tios, amigos e até colônias de férias para ocupar o tempo;
  4. Oficinas de música também podem ajudam a manter as crianças ocupadas e ainda com a possibilidade de aprender algo novo;
  5. Outra possibilidade é apostar nos esportes ou outras atividades que a criança goste durante esse período;

E para que o período de férias não afete a volta às aulas, alguns dias antes do fim das férias retome a rotina em casa, como, por exemplo, o horário para acordar, das refeições e de dormir.

Tags:,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.