10 de janeiro de 2017

Como entreter as crianças nas férias

Criatividade é a palavra de ordem quando o assunto é brincar com as crianças dentro e fora de casa, principalmente durante as férias. Claro, não é fácil, mas é preciso desenvolver atividades diferentes com a opinião da própria crianças e o envolvimento dos pais. Quando os pais participam de uma atividade são criados laços fundamentais. E que criança não gosta de contar com a interação dos pais, não é? Confira algumas possibilidades de atividades simples e que, sem dúvida, promoverão o entretenimento dos pequenos.

ferias

Brincar em casa

Quem mora em apartamento sabe muito bem das restrições do ambiente, mas nem por isso não dá pra distrair as crianças. Existem muitas brincadeiras que podem ser aplicadas dentro de quatro paredes, como montar uma cabana, por exemplo. Além disso, existem legos e outros joguinhos que ajudam a desenvolver o raciocínio dos pequenos. Convide alguns amiguinhos para que a diversão seja ainda maior.

Crianças ao ar livre

Quem não gosta de passear, não é? E nas férias a atração se torna ainda mais divertida em função da liberdade de horários. O contato com a natureza pode ser uma atividade bem interessante. Ir para a praça perto de casa ou conhecer outras praças da cidade favorecem o desenvolvimento social da criança. Visitar outras regiões ou atrações ainda desconhecidas pode aguçar os sentidos, despertar a curiosidade e a imaginação.

Filmes, circo, peças de teatro e shows infantis

Não existe criança que não goste de pelo menos uma dessas opções, portanto, cinema, teatro, circo ou um show infantil é diversão na certa. É preciso apenas tomar cuidado se a idade da criança é a mais adequada para determinada atividade.

Contação de histórias e leitura de livros

Na escola, a criança já tem bastante contato com os livros, só que muitas delas não gostam tanto da atividade. Para não tornar a leitura uma obrigação nas férias e forçar um dia chato para a criança, despertar a curiosidade pelas palavras é essencial. A dica é deixar a criança escolher seu livro predileto. Em grandes livrarias há sempre horários de contação de histórias, mas nada impede que os pais façam isso em casa.

Computador e jogos eletrônicos

A atual geração tem muito mais afinidade com smartphones, tablets, videogame do que muitos pais. No entanto, esses aparelhos não podem ser encarados como prêmio. O indicado são, no máximo, duas horas por dia. E quando os pais participam da disputa, a brincadeira fica muito melhor.

Tags:


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.