30 de junho de 2017

Como conversar com meu filho adolescente?

Se acompanhar o desenvolvimento de uma criança em cada uma de suas fases já é um desafio para os pais, imagina, então, como deve ser na adolescência. Antes, o pequeno contava tudo pra mãe ou pro pai. Agora, ele não conta nada. Quando tenta conversar com ele, as respostas são curtas ou vira uma discussão. Sim, é difícil, mas não se desespere. O importante é perceber que todos os nossos atos têm consequências positivas ou negativas e que não existe uma educação perfeita, nem mesmo uma receita pronta.

 

O que antes era interessante agora passou a ser chato. E o que passa a ser importante para o adolescente vira um discurso infinito, uma filosofia de vida. Então, talvez este seja realmente o principal desafio dos pais nesta fase: como conversar com meu filho adolescente?

 

O desejo de independência e o pensamento abstrato são prerrogativas intimamente ligadas à vida do adolescente. Eles querem mais liberdade e não aceitam mais serem ‘controlados’ pelos pais. Eles também não pensam mais como crianças e começam a ter um novo censo crítico, o que é bom. O lado ruim é que as conclusões deles podem ser contrárias às suas.

 

Você já foi adolescente. Então, não deve ser tão difícil encontrar um equilíbrio, uma solução para melhorar esta relação. Uma conversa descontraída, por exemplo, é uma boa dica. Tente quando seu filho estiver mais à vontade. Ah, e, por favor, seja breve. Longos sermões, além de chatos, não são objetivos e, muitas vezes, não vão direto ao que precisa ser dito. Quando ele estiver sozinho, terá condições de pensar no que você disse. Dê a ele esta chance.

 

Ouvir também é essencial, mas ouça com atenção e seja flexível, razoável. Se você não abrir mão de regras, seu filho vai procurar brechas e até se afastar ou ter uma vida ‘dupla’. A calma também deve ser preservada. Não perca a cabeça. Mostre que entende o lado do seu filho.

 

Por fim, oriente ao invés de dar ordens. E não esqueça: isso também vai passar e faz parte do desenvolvimento humano. Boa sorte!6512


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.